Controle do concreto é mais um processo feito no Novo Santuário

DESTAQUE_MAOS_A_OBRA_2016_11_21_005Nesta semana o quadro Mãos à Obra, exibido no Programa Pai Eterno mostrará como é feito o controle do concreto utilizado na construção do Novo Santuário, em Trindade (GO). O engenheiro César Augusto explicou como é feito esse processo. Na edição desta segunda-feira, 21, ele ressaltou teoricamente como funciona o controle. (Assista ao vídeo abaixo)

“O controle de concreto acontece em duas partes. Primeiro, na obra, quando chega o concreto produzido em uma usina. Por norma, que se colete parte dessa amostra, onde passará por um processo de cura, e depois vamos verificar quanto que está dando essa resistência”, explicou o engenheiro.

Veja também:

DESTAQUE_MAOS_A_OBRA_2016_11_21_004De acordo com César Augusto na obra tem um ponto e um técnico esperando o concreto chegar para ser feito o teste. “Após a chegada do caminhão, nós coletamos essa amostra, depois de 48 horas recolhemos essa amostra, levamos para o laboratório, onde ela passa por um processo de cura. Esse tempo é necessário para percebermos se ele está firme para ser coletado e transportado”, ressaltou.

O teste de controle é fundamental para evitar problemas futuros nas estruturas concretadas. “A importância é que estamos tentando aproximar daquilo que realmente está sendo colocado na estrutura da obra. Após a cura, nós vamos passar por um processo de ruptura desse processo até chegarmos a uma resistência. Assim, é possível informar para a obra como está sendo a resistência do concreto utilizado em determinado concreto, pilar. Isso para garantir que no futuro não haja problemas, rupturas com a estrutura”, concluiu César Augusto.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.